Proprietários agora precisam de registro no Exército, fica proibido o reparo em vidros delaminados e nova regra para o teto solar deixa blindagem mais cara.
A blindagem de veículos tem novas regras no Brasil, de acordo com uma portaria do Exército, que controla o uso de proteções balísticas e armas de fogo no país.
As principais novidades são a exigência de Certificado de Registro no Exército também para os proprietários e a proibição do reparo de vidros blindados, que sofrem a chamada "delaminação" depois de alguns anos.
No caso de carros com teto solar, o nível de proteção deverá ser o mesmo do restante do veículo e ele não poderá abrir.
O Brasil é líder mundial na frota de blindados, com mais de 18,8 mil veículos só em 2016, o que representa alta de 60% em relação a 2014, segundo levantamento de uma empresa do setor.
Por que mudou?
Segundo o Exército, foram dois fatores principais:
- o aumento "exponencial" da demanda por blindagem de veículos e estruturas arquitetônicas, provavelmente, ocasionada pela "violência crescente nos centros urbanos do país";
- e o fato da norma vigente ser de 2002, defasada administrativamente.
Os níveis de proteção veicular permanecem inalterados.
Certificado de Registro
Até então, o proprietário de veículo blindado não precisava ter o Certificado de Registro (CR), apenas a empresa de blindagem. Para cada modelo, a blindadora pedia uma autorização para o Exército antes de começar o procedimento.
Agora, o proprietário precisará tirar o CR, do mesmo modo que um colecionador precisa fazer para ter uma arma de fogo, por exemplo. É preciso preencher diversos formulários, entregar documentos e emitir certidões de "nada consta" na Justiça Federal, Militar e Criminal.
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